domingo, 4 de outubro de 2009

Mais uma peleja





E não é que mais uma audiência pública no Senado discutiu a PEC 33/09! Você com certeza deve estar se perguntando: 'Que diabo é isso?', pois é...eu também não sabia até ter a certeza que a classe jornalística é um tanto quanto dispersa e desunida...Vou tentar explicar.
Em um dos meus passeios feitos pelo site de notícias do Senado Federal, vi que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que restabelece a exigência do diploma no Jornalismo, foi defendida na última quinta-feira (01) por alguns poucos representantes da categoria.
Foram convidados os ilustríssimos integrantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e por fim, da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Sabe quem não compareceu? Dou um docinho pra quem adivinhar! Podem arriscar, não tem problema!rs.
Pois é, quem não marcou presença foram os queridos representantes das empresas jornalísticas! Nenhuma novidade pra quem já desrespeita diariamente os integrantes que formam a sua própria categoria (melhor pularmos de assunto, né!)
Quem me conhece sabe o que eu penso a cerca do assunto, mas não me custa nada reforçar: A decisão do STF deu um enorme poder às empresas na escolha dos que exercerão o jornalismo o que, em na minha opinião, não é nem um pouco democrático para uma profissão que cuida de um direito fundamental que a liberdade de expressão.
Gente, pelo amor de Deus, os conceitos de jornalismo são claros! Não se pode misturar liberdade de expressão e liberdade de imprensa, jornalismo e literatura, liberdade de opinião e liberdade de produção de jornalismo! Tenho pra mim que essas definições não foram dadas (no ensino médio!) aos ministros do SFT, aos proprietários das empresas e aos demais 'profissionais de esquina' que a gente vê por aí!
O que ainda me deixa feliz é saber que poucos representantes dos 80 mil jornalistas brasileiros, a maioria formada pelas universidades, não desistem de lutar por nossos direitos...

Nenhum comentário: